WS Aircraft Museum

Fairchild PT-19

O WS Aircfrat Museum é a melhor opção de lazer para levar o seu ânimo às alturas!

O Fairchild PT-19 Cornell era uma aeronave norte-americana monomotora para treinamento primário. Foi contemporâneo do biplano Boeing Stearman.

Foram trazidos dos Estados Unidos durante a II Grande Guerra. Foram utilizadas pela Força Aérea Brasileira na formação de pilotos militares de 1942 a 1960, quando foram transferidas para a aviação civil.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Fairchild PT-19 apresentou a magia do voo a milhares de novos pilotos. Foi uma das aeronaves de treinamento mais produzidas nos EUA. Junto com a venerável série Boeing-Stearman PT-13/-17 (também na coleção da NASM), o PT-19 foi uma parte crítica do programa primário de treinamento de voo (PT) executado pelas Forças Aéreas do Exército dos EUA, Marinha dos EUA e várias nações aliadas.

Usando seu próprio dinheiro, Fairchild desenvolveu o treinador primário Modelo M-62 em 1938. Sherman Fairchild desviou-se deliberadamente da prática padrão da época, selecionando uma configuração de monoplano de asa baixa em vez do layout biplano tradicional. Ele raciocinou que, uma vez treinados, os pilotos de serviço pilotariam monoplanos; eles deveriam começar a treinar na mesma configuração para não terem que “desaprender” as idiossincrasias do biplano. A aeronave de Fairchild também tinha um trem de pouso largo que tornava os pousos (um dos aspectos mais difíceis do vôo) mais fáceis de serem dominados pelos alunos. Como a empresa tinha uma experiência considerável com o motor Ranger de 6 cilindros em linha, eles o selecionaram para alimentar o treinador.

Missão: Aeronave de treino
País de origem: Estados Unidos
Fabricante: Fairchild Aircraft
Quantidade produzida: +7700
Primeiro voo: 15 de maio de 1939 (84 anos)
Introduzido: 1940
Tripulação: 2 – instrutor e estudante

Voando alto!

Nossas Aeronaves

WS Aircraft Museum

Siga Nosso Instagram